domingo, 27 de setembro de 2009

Divisão do Estado do Pará.

Quando o assunto é voltado pra divisão do Estado do Para, as pessoas ficam com as opiniões divididas ou até mesmo revoltadas e, assustados com as conseqüências que poderão acontecer com a sociedade paraense se este fato tornar-se realidade. É impressionante, esta atitude trágica, ou mesmo corajosa, pela idéia de dividir nosso Estado. Sabemos do descaso que o Governo do Pará tem com seus municípios, este problema é infelizmente do país como um todo. É lamentável a fome, a miséria, a prostituição infantil, a falta de segurança pública, a falta de atendimento nos postos de saúde, a falta de educação, enfim a falta de todos os serviços públicos, que nos, como cidadãos e principalmente como brasileiros temos direito. Mas a onde é que esta o Estado que não asegura estes direitos resguardados aos cidadãos na Constituição Federal? Ter acesso a tais direitos, esta se tornando lamentavelmente, mais difícil a cada dia.

Então, o que está sendo feito com os impostos altíssimos que pagamos?

Na verdade, não é necessário explicar, o que esta sendo feito com tais impostos que o governo cobra dos cidadãos que muitas das vezes adquirem este dinheiro com grande luta e sacrifício, para dar aos cofres públicos para ser investidos na sociedade, mais investir na sociedade é a ultima coisa que tais políticos fazem, por que o que é feito com nossos impostos, sai a todo o momento nos noticiários, fatos que torna a imagem do Brasil no exterior cada vez mas lamentável.
É um absurdo o que os políticos vêm praticando, com as verbas públicas que, deveriam ser investidos nos serviços públicos. Eles estão furtando e fraudando de uma forma descaradamente e sem o ´minímo de ética que um ser humano deve ter.

Estes fatos tem sido uma vergonha nacional e internacionalmente, são fatos que deixam alguns brasileiros totalmente envergonhados com as atitudes dos políticos “corruptos” de nosso país.

Porém, as pessoas que querem tal divisão, falam muitos sobre a falta da presença do poder público em áreas isoladas como o Oeste do Pará, e alegam que isto trava o desenvolvimento econômico regional, questionam também que o Estado do Pará é gigantesco e, isso torna inviáveis do ponto de vista sócio-econômico e administrativo do Estado.
Para eles a criação do novo Estado, mais do que um projeto político, é um projeto de desenvolvimento estratégico de segurança nacional, econômica e social, no norte do Brasil. Portanto, a criação do novo Estado serviria para solidificar a vigilância e a soberania, sobre as riquezas, proporcionando o desenvolvimento harmonioso do Brasil e gerando mais de 200 mil empregos.

As pessoas que são contra esta divisão, alegam que o Estado do Pará irá sair perdendo 25 municípios, e consequêntemente ficará menor a distribuição de recursos no Estado do Pará. A diferença virá da distribuição do orçamento da União e o novo Governo, gastara milhões dos cofres públicos na construção das instalações para o funcionamento do novo Estado, tais como;
  • sede do governo;
  • assembléia legislativa;
  • tribunal de justiça e etc.
Porém, estes recursos, a principio, devem sair naturalmente dos cofres da União. Adimito que, o governo esta "administrando pessimamente" nossas verbas e que tem dinheiro sobrando e que deveriam ser aplicados em comunidades carentes e, em locais isolados, mais não estão sendo aplicados. Dinheiros que eles deveriam esta aplicando na sociedade, eles estão fraudando de uma forma vergonhosa e, não estão fazendo o essencial que, é aplicar nos direitos que os cidadãos têm como segurança, educação e etc. Não é necessário dividir o Estado para melhorar a vida nestes locais abandonados pelo governo, é preciso que o governo saiba administrar melhor as verbas do povo, e principalmente, é necessário expulsar, estes políticos “corruptos e incompetentes” de suas funções, porque eles, com certeza impedem o desenvolvimento do país, ou melhor, eles são os principais culpados pelos fracassos da nossa nação.

Nenhum comentário: