segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DELITO - Criminologia

1. Garofálo e o delito é natural: hoje em dia a criminologia não trabalha mais o delito natural. Porque varia muito o que é delito de um país para o outro.

Elemento de moralidade onde a conciência pública condena como delito toda ofensa que, constitui ação criminosa. Sempre passa por um sentimento de piedade e proibidade.

A moderna ideía de delito: hoje em dia não se adota mais a ideía de delito natural. Hoje a criminologia trabalha o delito como algo complexo que, mexe com a sociedade.

Pesquisa da revista Veja de 2007, constatou que a idade dos criminosos estar entre 18 a 25 anos, sendo que dos 100% dos presos no país são:

-31,2 % estão presos por roubo;
- 14,7 % estão presos por furtos;
- 6,9 % estão presos por lesão corporal;
- 10 % estão presos por porte ilegal de arma;
- 5,2 % estão presos por tráfico de drogas e,
- 1,4 % estão presos por homicídios.

Delito

* Culpabilidade: é o grau de culpabilidade da conduta

- Lombroso: é conhecido como o pai da criminologia.

Embriaguês: em alguns países é considerado como crime.

No Brasil o adultério deixou de ser considerado como crime, mais a criminologia continua se preocupando com a problemática, ou seja, continua estudando / investigando o adultério, ainda é conduta classificada como delito.

Construimos muros nos prisídios, será que pra termos a sensação de segurança?
Lógico que não, é porque não queremos ver o que acontece por lá. Pesquise as cadeis de outros países, alguns chegam a ser de vidros.

Crescemos e morremos vendo senas de autoritarismo, é um querendo mandar no outro, isto começa no núcleo familiar e vai se desenvolvendo por toda nossa vida. Um manda e outros obedecem, ou devem obedecer. Será que isso é bom?

Nenhum comentário: