sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Exercício 1 de Adm.Geral - Bacharelado

Elziane Nascimento,2007,
Adm. Geral - BAcharelado.
1)Que dimesões influeciam a ação gerencial? Você concorda mais com a visão onipotente ou simbólica? Justifique.


Resposta: Influenci o ambiente interno e o ambiente externo,concordo com a visão simbólica da organização,por ter uma importãncia gerencial melhor mas a mesma não faz a gestão.
2)O que é o ambiente organizacional? Em que medida a teoria dos sistemas contribui para a compreensão deste e da sua importancia para a administração?
Resposta: O ambiente organizacional é o conjunto incluíndo sociocultural, tecnológico,demográfico, político-legal e econômico. Em medida que é composto por fatores ou elementos externos, ambiente externo-bem como por fatores ou elementos internos, ambiente interno-influenciando a atuação da administração.
3)O que é a cultura organizacional? Quais os seus níveis e dimensões?
Resposta: É um sistema de significados e crenças compartilhadas e sustentandas pelos membros da organização que determina em boa medida como eles acham.
Os níveis são:
Artefatos: visíveis mais raramente decifráveis
Valores: ideologia coletiva que determina comportamento
Pressupostos: verdades inquestionáveis,invisiveis e inquestionados
As dimensões são:
Inovação; Estabilidade;Agrecividade; Atenção ao detalhe;
Orietação para o detalhe; Orientação para as pessoas e Orientação para o grupo;
sendo todos com altos e baixos.
4)Como a cultura organizacional afeta a ação gerencial?
Resposta: Afeta por ser um sistema de signficados e crenças compartilhadas e sustentadas pelos membros da organização.
5) O que é o ambiente externo? Distinga os elementos do macroambiente e do ambiente operativo de uma organização, dando exemplo de cada um.
Resposta: O ambiente externo das organizações representa o contexto em que as organizações existem e operam e, é constituído por todas as influências externas que tem impactos nas decisões e no desempenho da organização, ou seja , todos os elementos exteriores à organização que são relevantes para as suas operações.
  • Os elementos do macroambiente são elementos de ação "indireta do ambiente exerno" constituido por um conjunto amplo e complexo de fatores que condicionam diretamente entre eles: Condições econômicas, condições políticas-legais, condições sócio-culturais, condições demográficas e condições tecnológicas

  • O ambiente operativo é relacionado com o alcance dos objetivos da organização, inclui os individuos, grupos ou organizações que influenciam diretamente nas atividades de uma organização, tais como: Consumidores, fornecedores, competidores, sindicatos, meios de comunicação social, instituições financeiras e o Estado.

Nenhum comentário: