sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

As cinco forças competitivas de Porter

Elziane Nascimento,Adm.geral - Bacharelado,2007.


O primeiro conceito essencial de Porter identifica cinco forças competitivas que,
segundo ele, determinam a intensidade da competição em um dado setor. "A meta da estratégia competitiva para uma unidade de negócios em um setor é encontrar uma posição no setor onde a empresa possa se defender melhor dessas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor". As cinco forças competitivas são:



(1)Rivalidade Interna
(2) Barreiras à Entrada
(3) Substitutos e Complementos
(4) Poder dos Fornecedores
(5) Poder dos Compradores



Segundo Porter, os setores variavam de acordo com as cinco "forças competitivas" básicas e a compreensão dessas forças era fundamental para se elaborar a estratégia e garantir uma vantagem.




Da vantagem competitiva tinha que ocorrer não no nível da empresa como um todo, mas no nível das atividades distintas que uma empresa realiza para projetar, produzir, comercializar, entregar e oferecer suporte ao seu produto. Em suma, em todas as empresas haveria uma cadeia de atividade que gerava valor para seus clientes, e somente por meio da cuidadosa análise dessa "cadeia de valor" é que a empresa poderia encontrar fontes de vantagem competitiva sustentável.

Nenhum comentário: