Organograma é um diagrama que permite visualizar, a estrutura de uma organização,a posição de cada gestor na estrutura da organização e as linhas de autoridade formal.
decisões administrativas.
2.o tipo de departamentalização;
3.a cadeia de comando;
4.a amplitude de controle;
5.o grau de centralização ou descentralização;
6.o nível de formalização.
e a eficiência, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.
– departamentalização por funções;
– departamentalização por produto;
– departamentalização por cliente;
– departamentalização por área geográfica;
– departamentalização por projeto.
As vantagens é que a empresa fica divida por departamentalização, pois com isso melhora o atendimento e os lucros.
Já as desvantagens pode ser quando as derpatamentalização não são unidas.
Autoridade: é o direito de decidir e de dirigir outros na execução das tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organizaçã, ou seja,o direito de organizar e dirigir o uso de recursos à sua disposição.
Poder: é a Capacidade de exercer influência, ou seja, a capacidade para alterar o comportamento de uma pessoa.
Os fatore são;
1. complexidade do trabalho;
2. competência, experiência e motivação dos gestores e dos subordinados;
3. sofisticação dos sistemas de informação e comunicação;
4. similaridade das funções supervisionadas.
- As vantagens são:
-Maior uniformidade de políticas, procedimentos e decisões;
– Redução do risco de erro pelos subordinados (por falta de informação ou capacidade);
– Possibilidade de um controle mais apertado das operações;
– Maior agilidade, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões;
– Maior criatividade na busca de soluções;
– Decisões mais adaptadas às condições locais.
- As desvantagens são:
– Maior dependência da hierarquia para tomar decisões;
– A uniformidade impede a competição para melhorar;
– Desestimula a criatividade e possibilidade de inovação;
-Poder de uniformidade nas políticas e procedimentos da organização;
– Tendência para o desperdício e duplicação de recursos;
– Canais de comunicação mais dispersos pela organização;
– Maior dificuldade de localizar os responsáveis e de controle.
9. O que é a formalização? Quais as suas vantagens e desvantagens nas organizações contemporâneas?
Resposta: Formalização são normas e procedimentos adotados pelas empresas na execução das atividades exigidas na realização dos trabalhos inerentes ao alcance de seus objetivos. Não se apresenta de forma neutra, uma vez que sua avaliação reflete o julgamento que os dirigentes fazem de seus subordinados, considerando-os capazes de tomar suas próprias decisões.
- As vantagens são:
Ambientes mais complexos e dinâmicos, que exigem a execução de atividades não-repetitivas, impele as organizações à adoção de formas inovativas de estruturas, cujas características, são: baixo nível de formalização, diversificação elevada, multiplicidade de comando, comunicação horizontal e diagonal e utilização de formas avançadas de departamentalização.
- As desvantagens são:
A existência de um ambiente estável e atividades repetitivas favorecem as estruturas tradicionais, que se caracterizam por um alto nível de formalização, pela elevada especialização, pela unidade de comando, pela comunicação vertical e pelo recurso a formas tradicionais de departamentalização.
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