sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Exercício 4 de Adm.Geral - Bacharelado

Fundamentos de Planejamento

–Objetivos de Aprendizagem:
• Definir planejamento e explicitar a sua importância para a administração
• Distinguir os diferentes tipos de planos



• Descrever o papel dos objetivos no planejamento
• Identificar as características dos objetivos bem definidos.
• Analisar as vantagens e desvantagens da administração por objetivos
• Identificar e analisar as principais críticas ao planejamento




O planejamento é um processo de administração que envolve:
1. A definição dos objetivos da organização;
2. A escolha de uma estratégia para os atingir;
3. O desenvolvimento de planos de ação específicos para integrar e coordenar os esforços da organização.




A Importância do Planejamento

é necessário :

  • reduzir custos

  • antecipar mudanças

  • Dar um rumo à organização

  • Facilitar o controle.


1. proporcionar uma direção que permita a coordenação dos esforços;
2. reduzir o impacto da incerteza ambiental e preparar a mudança;
3. minimizar a redundância e o desperdício;
4. estabelecer objetivos e padrões que podem ser posteriormente usados no controle do desempenho organizacional;
5. permitir a identificação de oportunidades e a antecipação de potenciais problemas.


Tipos de Planos:


􀂃 Nível de Abrangência - planos estratégicos, táticos ou operacionais.
􀂃 Horizonte Temporal
– Planos de Curto Prazo – até 1 ano
– Planos de Médio Prazo – de 1 a 3 anos
– Planos de Longo Prazo – mais de 3 anos
􀂃 Permanência – temporários ou permanentes
􀂃 Detalhe – específicos ou genéricos


􀂃 Plano Estratégico
􀂃 Plano Tático
􀂃 Plano Operacional


1. Aplicáveis à organização como um todo
2. Estabelecem os objetivos gerais da organização
3. Posicionam e enquadram a organização no seu ambiente externo
4. Definem uma direção para os esforços da organização
5. Servem de base para os planos táticos e operacionais
6. Cobrem períodos de tempo alargados
7. São pouco específicos nos detalhes


Planos Táticos e Operacionais / Características


1. Aplicáveis a áreas específicas da organização (ex: Comercial e Marketing)
2. São resultado dos objetivos estratégicos
3. Especificam em detalhe como os objetivos gerais devem ser alcançados
4. Cobrem períodos de tempo curtos
5. Devem ser constantemente adaptados para fazer face aos novos desafios


Planos Genéricos e Específicos


Os planos genéricos são flexíveis e definem orientações gerais.
– Focados nos resultados (o que importa é alcançar os objetivos, não como se alcançam)


Os planos específicos são bem definidos e não deixam margem para dúvidas.
– Focados no processo (procuram dar resposta a: o quê, quando, onde, quanto e quem).


Componentes de um Plano


􀂃 Objetivos
􀂃 Meios de Realização
􀂃 Meios de Controle

O Papel dos Objetivos no Planejamento


Os objetivos são fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos.


–As organizações têm múltiplos objetivos
–Os objetivos podem ser potencialmente conflitantes entre si.


􀂃 Os objetivos podem ser classificados de acordo
com:


–natureza (financeiros ou estratégicos);
–nível de formalização (explícitos ou implícitos);
–processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos).


Importância dos Objetivos


􀂃 Fornecem uma direção para a organização.
􀂃 Orientam a elaboração dos planos e a tomada de decisões dos gestores.
􀂃 Fornecem bases para a avaliação do desempenho e do progresso realizado.
􀂃 Funcionam como agentes de motivação.


Características dos Objetivos


􀂃 Devem ser enunciados em termos dos resultados a alcançar (e não ações a realizar).
􀂃 Devem ser mensuráveis e quantificáveis.
􀂃 Devem ter um horizonte temporal claro (definidos no tempo).
􀂃 Devem ser desafiantes (para motivar), mas realizáveis (para não desmotivar).
􀂃 Devem ser claros, preferencialmente escritos.
􀂃 Devem ser comunicados a todos os envolvidos.
􀂃 Devem ser coerentes entre si e hierarquizáveis.


Sistemas de Definição de Objetivos Administração por Objetivos


􀂃

Sistema em que os objetivos são conjuntamente definidos pelos subordinados e os seus supervisores.
􀂃 Os objetivos são utilizados como base fundamental dos esforços de motivação, avaliação e controle.
􀂃 A administração por objetivos é constituída por quatro elementos:
1.especificidade dos objetivos;
2.tomada de decisão participativa;
3.horizonte temporal explícito;
4.avaliação do desempenho periódica;


  • Vantagens


– Maior ligação entre os objetivos gerais da empresa e os objetivos individuais.
– Obriga os gestores a estabelecerem prioridades, metas e medidas de desempenho.
– Estimula a participação, a motivação e o comprometimento (ganhos de produtividade).
– Proporciona uma clarificação de funções, responsabilidades e autoridade.
– Aumenta a capacidade da empresa de responder às alterações do ambiente externo.

  • Desvantagens


– Depende do apoio e empenho da administração de topo ao sistema de administração por objetivos.
– Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica.
– Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais.
– Concentra os esforços no curto prazo em prejuízo do planejamento de longo prazo.
– Podem consumir tempo excessivo e dar origem a demasiada burocracia.


Críticas ao Planejamento


􀂃 O planejamento cria rigidez.
􀂃 Os planos não podem ser desenvolvidos para ambientes dinâmicos.
􀂃 Os planos formais não podem substituir a intuição e a criatividade.
􀂃 O planejamento concentra-se na concorrência atual e não na sobrevivência futura.


Planejamento Eficaz em Ambientes Dinâmicos


􀂃 Desenvolver planos que são específicos, mas flexíveis.
􀂃 Entender o planejamento como um processo contínuo, devendo, por isso, ser revisto permanentemente.
􀂃 Permanecer alerta às mudanças ambientais e às novas oportunidades e ameaças que vão surgindo.
􀂃 Reconhecer que os planos servem como diretrizes para as organizações, não sendo algo que deve ser seguido religiosamente.

____________________________-

Exercício:

1) O que é o planejamento? Por que o planejamento é tão importante para a administração?

Resposta: É definir os objetivos ou metas da organização, estabelece uma estratégia geral para atingir esses objetivos e desenvolve uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. É importante porque é a ferramenta para administrar as relações com o futuro e por ser uma aplicação específica do processo de tomar decisões.

2)Qual a relação entre planejamento e o desempenho das organizações?

Resposta: Os gerentes e as organizações que planejam têm um desempenho melhor do que aqueles que não planejam,ou seja, o planejamento formal em uma organização geralmente significa mais lucros e outros resultados financeiros positivos,a qualidade do processo de planejamento de planejamento e a implementação apropriada dos planos provavelmente contribuem mais para o alto desempenho do que a extensão do planejamento.

3)Quais os diferentes tipos de plano?

Resposta: Amplitude de uso (estratégico, tático e operacional);
Estrutura de tempo (longo e curto prazo);
Especificidade (direcional e específico) e Freqüência de uso( único e permanente).

4)Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos?

Resposta: Planos é um guia para a ação no futuro, pois, estabelece qual situação deverá ser alcançada, o que precisa ser feito para alcançá-la e os recursos que serão aplicados nesse esforço. Objetivos são os resultados desejados que, orientam o intelecto e a ação, isto é, são os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos.

5)Qual o papel e a importância dos objetivos no planejamento?

Resposta: é fornecer uma direção para a organização; orientar a elaboração dos planos e a tomada de decisões dos gerentes;f ornecer bases para avaliar o desempenho e o progresso realizado e funciona como agente de motivação.

6)Quais as características que os objetivos bem definidos devem ter?

Resposta: Devem ser definidos de maneira específica e mensurável; devem ser avaliados com precisão, tem que ser claro, coerente entre si e hierarquizáveis, devem ser desafiantes, mas também realizáveis.

7)Distinga o sistema tradicional de definição de objetivos da administração por objetivos?

Resposta: No sistema tradicional, objetivos são os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos, e na APO os objetivos específicos de desempenho são determinados em conjunto pelos funcionários e sua chefia; O progresso na direção dos objetivos é periodicamente revisto e as recompensas alcançadas com base no progresso.

8)Quais os principais argumentos utilizados contra o planejamento formal nas organizações?Você concorda?

Resposta: O planejamento pode resultar em rigidez; Os planos podem ser traçados para um ambiente dinâmico, planos formais não podem substituir a intuição e a criatividade; O planejamento focaliza a atenção do gerente na competição de hoje, não na sobrevivência de amanhã; O planejamento formal reforça o sucesso, o que pode levar ao fracasso. Não concordo.

9)Como podem os gestores planejar eficazmente em ambiente dinâmico?

Resposta: Os gerentes devem se envolver no planejamento por pelo menos 4 motivos: O planejamento proporciona direção; Reduz o impacto da mudança; Minimiza o desperdício e a redundância, e estabelece padrões para facilitar o controle da empresa.

Nenhum comentário: