sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Metodologia Científica

Elziane Nascimento, 2008.

O presente texto trata sobre metodologia cientifica, visa mostrar sua forma de utilização, seus procedimentos, assim como vem mostrar ao leitor a forma de conduzir a pesquisa.


Em primeiro lugar,metodologia é o estudo do método na busca de determinado conhecimento. É uma preocupação instrumental, pois trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos. Todas as ciências caracterizam-se por um método científico. Sendo que o método, é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão, de modo refletido e deliberado. São explicações detalhadas, minuciosas, rigorosas e exatas de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa detalhada.

É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado, que poderá ser questionário, entrevista etc, enfim,explicação de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. Com isso, o objetivo da metodologia da pesquisa é distinguir a ciência e as demais formas de obtenção do conhecimento, é desenvolver um espírito investigativo, é estabelecer relações entre o conhecimento estudado com os que já existem, é sistematizar dados de estudos, e desenvolver uma postura holística.


Já a ciência, é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações posso concluir que, a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Uma vez que , o objetivo da ciência visa à melhoria da qualidade de vida intelectual e material,e o seu objetivo não é responder todas as questões. Sua função é obter novas descobertas, novos produtos, melhoria da qualidade de vida da sociedade e é aplicada nas necessidades humanas. A ciência humana é o estudo social e comportamental do ser humano, por sua vez, as ciências biológicas é o estudo do ser humano e dos fenômenos da natureza, assim o conhecimento cientifico é um produto resultante da investigação científica e surge da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária (senso comum) do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.

E por sua vez, a tecnologia produz técnica e esta um passo à frente em direção à Sociedade. Porém, dominar a tecnologia não quer dizer que também domina a ciência que deu origem a tal técnica.

Existe vário tipo de pesquisa científica entre outras exploratórias, descritivas, explicativa, campo, laboratório, pesquisa bibliográfica, mas a mais utilizada é a do estudo de caso, é muito utilizado nas ciências humanas. Foca-se um caso ou fenômeno que esteja ocorrendo na vida real, para descrever a totalidade do contexto onde se dão as relações, ou seja, estuda a fundo os casos escolhidos, tentando captar a evolução do evento, projeto ou programa estudado. O estudo de caso é indicado quando se deseja retratar o dinamismo de uma situação de forma muito próxima, explorar situações da vida real.

Porém, um projeto de pesquisa é muito importante para um profissional e a escolha do assunto é fundamental para um bom projeto de pesquisa. Para tanto, o pesquisador deve escolher um tema:

  • De grande interesse, que desperte a vontade de ler e pesquisar sobre ele. Uma boa idéia é estudar um assunto em que trabalha (ou então que deseje trabalhar), ou que tenha ligação com alguma disciplina cursada;
  • Que possua fontes alcançáveis de consulta, ou seja, que possua material disponível para ser pesquisado – assim que escolher seu tema, consulte a biblioteca da faculdade, assim como sites confiáveis na Internet;
  • Que seja relevante socialmente ou cientificamente. O pesquisador deve encontrar um sentido para o que está fazendo;
  • Que possa ser pesquisado dentro do tempo disponível.



Alguns cuidados devem ser tomados na escolha do assunto da pesquisa. Muitos tendem a idealizar um trabalho gigantesco, que consiga abranger vários assuntos. Esta tentativa é equivocada, pois na pesquisa científica conseguimos apreender somente uma fração da realidade. Por exemplo: uma pesquisa sobre o processo de urbanização. Este não é um bom assunto, pois não está bem delimitado. Todo bom assunto deve responder algumas questões fundamentais, que podem ser verificadas abaixo.

*ONDE? *QUANDO? *O QUE?

Ao responder estas perguntas, o aluno já estará afunilando sua pesquisa, o que já constitui o primeiro item essencial de um projeto de pesquisa, a delimitação. Mas deve conter a justificativa do tema, deve ter que resposta estou disposta a responder, deve conter o objetivo, deve ter uma metodologia de como vou proceder na pesquisa, e principalmente deve ter a conclusão da analise do resultado e bibliografia.





Referências bilbliograficas


Este texto foi produzido a partir da informação obtida em aula.

Nenhum comentário: