sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Perguntas e resposta!!!

1-Com base no organograma das origens e da evolução da sociologia responda!

a) O que representou o Inluminismo no século XVIII?
Resposta:
O inluminismo representou uma reivindicação à luta a favor da razão, da igualdade e da liberdade que fundamentaram nas revoluções que, destruíram o antigo regime e construíram para a sociedade contemporânea.

b) Quais foram os reformadores sócias “moderados” e “radicais”?
Resposta:
Moderados: Émile Durkheim da Escola Funcionalista.
Radicais: Karl Max e Friedrich Engels, Georg W.F.Hengel da Escola materialista
Histórica: Immanuel Kant e Max Weber da Escola Compreensiva.

c) Qual foi o reformador Alemão da escola compreesiva?
Resposta : Max weber.

2- defina o que é sociologia.
Resposta:
A sociologia é uma ciência que estuda as sociedades de modos complexas em todos os aspectos sociais, valendo dos diversos conhecimentos especializados nas mais diversas ciências sociais, buscando sempre por soluções ou alternativas para diminuir os problemas existentes.

3- Quais as dificuldades encontradas pela sociologia como ciência aos fenômenos sócias?
Resposta:
A sociologia possui dificuldades com o fato de interesses sociais que envolve valores,"Interesses de Estado" e "motivos inconfessáveis" e os preconceitos e as ideologias da sociedade dificulta o estudo da realidade social.

4- Você concorda com o texto sobre a importância do conhecimento sociológico para a vida social (sim ou não). Justifique.
Resposta:
Sim. Por que o conhecimento sociológico possibilita progresso para sociedade, resolvendo problemas ou gerando alternativas de melhorias.

5- Análise as origens históricas da sociologia?
Resposta: A vida na sociedade é tão antiga quanto as origem do homem mais, é possível que sempre tenham existido alguém preocupado com as sociedades (pessoas) e seus fenômenos sociais, características e problemas mais, foi com o fortalecimento da burguesia no séc.XVIII que, os problema sociais começaram ocupar a mente dos pensadores (especialistas) com uma freqüência e intensidade que antes não existia. Os conflitos de classes, as guerras a miséria e etc... O conformismo diminuiu, assim, o Inluminismo tornou o marco principal quanto ao surgimento da socilogia.

6- Descreva as doutrinas do Inluminismo.
Resposta: Era as doutrinas chaves do Inluminismo a razão, igualdade e a Liberdade, o Inluminismo fez o balanço e a divulgação dos enormes progressos já alcançados pela razão teórica e prática (as ciências e as técnicas) e empreender a investigação das leis que dizem respeito diretamente ao homem - individual e social.

7- Caracterize as seguintes correntes:

-Positivista: é alguém que luta, fazendo de tudo para alterar o rumo das coisas e levar avante as suas convicções.

-Socialista: é um avanço de fato revolucionário, e como tal requer intenso envolvimento popular, em uma base permanente. Surgiu com a revolução da sociedade (luta de classe) caracterizada pela propriedade privada e pelos trabalhadores assalariados, em um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

-Liberal e conservadora: São denominadas pela sociologia compreesiva que se refere às preocupações com o que acontece nos mais diversos aspectos da realidade social, principalmente no desenvolvimento progressivo da racionalidade, percebida nos fenômenos sócias através da história.

Nenhum comentário: