terça-feira, 27 de outubro de 2009

TIPO DE CONHECIMENTOS

Elziane Nascimento, 2008.

Existe quatro tipos de conhecimento sendo:

  • Conhecimento Popular: este conhecimento popular é valorativo pois, se baseia em emoções, é reflexivo pois, se volta sobre si mesmo, baseia-se na organização particular de experiência, é verificável, desrespeito ao que se vive no dia-a-dia;

  • Conhecimento filosófico: O conhecimento filosófico é valorativo baseia-se em hipóteses, porém hipóteses filosóficas emergem da experiência e não do experimento, por isso é não verificável, Racional: pois consiste de um conjunto de enunciados logicamente correlacionados Sistemático: pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada Infalível e Exato: pois suas hipóteses não são submetidas a um teste decisivo ou experimento;

  • Conhecimento religioso (Teológico): O conhecimento religioso (Teológico) é muito valorativo, pois contém proposições sagradas, é Inspiracional, pois suas proposições foram reveladas do sobrenatural, e por esse motivos são consideradas infalíveis e exatas é sistemático, pois é obra de um criador divino, por isso também são não verificadas; e

  • Conhecimento Cientifico: é real ou factual, porque lida com ocorrências e fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo, é contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação, e não apenas pela razão como ocorre no conhecimento filosófico, é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias ou teorias, é verificável, pois existe experimento (quando as hipóteses não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência), falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, por esse motivo, é aproximadamente exato, uma vez que novas proposições podem ser formuladas da teoria existente e principalmente é útil por que sua objetividade, na busca na verdade, cria ferramentas de observação e experimentação que lhe conferem um conhecimento adequado das coisas e é útil também pois mantém a ciência em conexão com a tecnologia, pois todo avanço tecnológico suscita problemas científicos.


Assim, a ciência é acumulação de conhecimentos sistemáticos, é a atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas, é o conhecimento certo do real pelas suas causas, é a forma sistemática e organizada de pensamento objetivo, e é principalmente o estudo de problemas solúveis, mediante método científico. O método científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Já no fim do período do Renascimento, Francis Bacon pregava o método indutivo como meio de se produzir o conhecimento. Este método entendia o conhecimento como resultado de experimentações contínuas e do aprofundamento do conhecimento.

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